• Gabriel Pellegrine

Entenda o "Sale-Leaseback"

Como funciona esse modelo de negócios que vem sendo adotado por muitas empresas no mercado imobiliário.


Por Gabriel Pellegrine


Sale-Leaseback é um termo em inglês para designar um tipo de contrato feito na compra e venda imóveis. Esse modelo funciona da seguinte forma, uma empresa que é dona de um imóvel vende ele para um investidor imobiliário, porém ela irá locar o lugar de volta. Ou seja, a empresa que vendeu seu imóvel continuará hospedada naquele lugar, como mostra a arte abaixo.



Ilustração Sale-Leaseback

Você deve estar se perguntando, o porquê de alguém vender algo para alugar novamente? O Sale-Leaseback trás uma série de benefícios para a área financeira da empresa o que pode ajudar no desenvovimento do negócio.


Atuando na área de Bussiness Development da Primaz Corporate, Felipe Laragnoit Leite, explica quais são essas benesses que a empresa pode ter, "uma das vantagens é a geração de caixa para a empresa que está vendendo o empreendimento possibilitando ter mais capital de giro".


Outro benefício citado por Felipe é a diminuição de custos fixos, uma vez que a gestão e manutenção da propriedade passa a ser do novo dono. Com essa diminuição de gasto é mais dinheiro gerado para investimento no próprio negócio. Ele ainda completa, "não têm sentido uma empresa ter um imóvel se esse não estiver relacionado a nenhuma de suas atividades-fim."


Mas e qual a segurança de que o novo proprietário irá locar o imóvel para o antigo dono? Felipe explica que no Sale-Leaseback o contrato de locação será concretizado, até porque isso é um preocupação do novo proprietário. O novo dono só entra nesse negócio pois tem a segurança de que não precisará procurar um novo locatário.


"A locação do imóvel será a longo prazo. A duração pode variar, mas, geralmente, dura cerca de 10 anos a partir da assinatura do contrato. Assim o novo proprietário terá uma segurança de que terá retorno no investimento", diz Felipe.


Em resumo o Sales-Leaseback pode ser uma operação muito vantajosa, principalmente, para empresas que necessitam de uma melhora na sua renda ou que estão em crescimento e precisam de dinheiro para investir.


Para facilitar, listamos as principais vantagens do Sale-Leaseback que abordamos nesse post:


1. Dinheiro para investimento na própria empresa.


2. Corte de gastos com manuteção do imóvel.


3. Contrato de locação a longo prazo, proporcionando assim segurança para locador e locatário.


Imagem retirada de: https://www.bloglogistica.com.br/mercado/entenda-o-que-sao-os-galpoes-industriais-e-logisticos/

104 visualizações0 comentário